domingo, 15 de abril de 2012

Revezamento Volta a Ilha 2012

Essa foi com certeza umas das experiências mais malucas da minha vida...

Eu acho que todo atleta de esporte individual tinha que passar pelo menos uma vez por uma experiência em equipe para rever um pouco os valores. Trocar um pouco de ambiente (e aí eu incluo as minhas percepções sobre esse outro ambiente em relação ao ambiente competitivo do triathlon) também faz um bem danado.


O dia começou as 5h15 da manhã, com o meu despertador tocando, para eu poder me ajeitar e estar no ponto de encontro às 6h15, como havia sido previamente definido. Lá, pude encontrar todo o restante da equipe - eu, Bruno Boppré (1h15 na Meia de Florianópolis e nãoseioquevaiaprontar no IM Brasil 2012), João Neto, Felipe Riccio, Amilton Schimidt, Cacá (campeã dos 10k feminino da Meia de Floripa), Diego (saltador em altura da FME), Juan (arremessador da FME), Cláudio (direção da FME), Jeferson (o cara tem 5km abaixo de 3'00/km de média) e o nosso dirigente/manager/coach/professor da faculdade Gilberto Vaz. Lá estavam também o pessoal que faria staff pra gente, que foram essenciais e muito parceiros - Volnei (motorista do ônibus), os dois motoqueiros da Amaury Motors que foram essenciais, nosso fotográfo que registrou todos os momentos e o Andrei que cuidou da fisioterapia. A estrutura foi um episódio a parte. Em nosso ônibus tínhamos à disposição muita água, isotônicos, barras de proteína, géis, chocolate, biscoitos, frutas, sanduíches; um fisioterapeuta; dois motoqueiros, que com certeza foi o diferencial para a distribuição dos atletas nos postos de troca que fizeram com certeza a melhor logística que poderíamos ter feito; e um fotográfo que registrou tudo e que vai fornecer as imagens que vocês vão curtir!

Eu acredito que a prova teve muitos pontos altos, e a corrida contra o relógio com certeza motivou todos os atletas. Mas, o que dava pra perceber, era um espírito de equipe muito grande, o que fez com que cada atleta se entregasse ao máximo em cada trecho. Inicialmente, eu estava programado para correr os trechos 2 e 12 - o trecho 2 começa no bairro João Paulo e termina na SC-401 a caminho de Jurerê Internacional, e tem 5km; o trecho 12 começa na praia da Barra e termina na praia da Joaquina, todo de asfalto também, mas com dois íngremes morros - os morros da Praia Mole e da Barra. Ali, no percurso 12, eu pude ver o quanto me doei para a equipe. Fiz um dos maiores esforços que já consegui imprimir em qualquer situação competitiva na minha vida, e completei o trecho de 8,4km em 31min (abaixo de 4min/km, que depois eu fui saber que é uma marca forte para aquele percurso, pois os morros são muito íngremes - só eu subi correndo no momento em que eu tava correndo), e o percurso de 5km fechei em 16'50 (o percurso também oscilava, com subidas e descidas, e tive que botar muita força pra fazer isso). Até então minha missão terminava aí, mas um imprevisto aconteceu...

Nosso arremessador havia torcido o tornozelo dias antes, o que fez com que ele conseguisse correr somente um dos dois trechos que estava programado para ele, e alguém teria que cobrir o trecho dele, que era o penúltimo, todo plano, de asfalto, e de 7,4km, para entregar para o Jeferson fechar. Acabou que eu fiz esse trecho, e me lembro de ver a passagem dos 5km em 18'45. Naquela altura do campeonato, fiquei extremamente feliz em conseguir passar os 5km com esse tempo e sabia que estava fazendo um bom trabalho para equipe.

O Bruno correu o trecho do Sertão em 1h04, que é o trecho mais difícil da prova. Isso foi realmente fantástico e nos deu um adianto muito grande!

Daí, ficou o frio na barriga para sabermos o resultado que só saíria hoje, e era impossível controlar as posições porque são vários horários de largada.

Equipe FME Florianópolis Campeã das categorias de participação do Revezamento Volta a Ilha 2012.


Sem mais! Muita vontade de fazer no ano que vem! Mas muita mesmo!

PARABENS MEU POVO!

2 comentários:

  1. Fala Lucas !

    Baita prova, não é ? Incrível como nos matamos mais do que o normal em revezamentos... Já fiz 9 vezes, desde 2002 não corri 2009 e agora.

    Uma vez fiz o trecho da barra à joaquina num pace que eu nunca tinha feito no plano.

    Parabéns pelo resultado, sensacional.

    Abraço

    ResponderExcluir